PARTO, MERCADO E VIOLÊNCIA – UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os discursos que permeiam o parto que se tornou um evento médico, restrito ao ambiente hospitalar, acumulou práticas e procedimentos que alienaram a mulher do processo, tornando-a uma coadjuvante. O referencial teórico para análise será Foucault que explana como se constrói as diversas categorias de análises discursivas, entre elas, o discurso médico, que é um discurso de poder e de legitimação do contexto histórico atual mercadológico, padronizado e clichê. Também fará parte da composição teórica, Eni orlandi que tece sobre a política de silenciamento, um tópico importante para falar das mulheres vítimas de violência no parto. Para conclusão do artigo, uma reflexão sobre até que ponto esses discursos se baseiam realmente em evidências científicas ou estão apenas legitimando ideologias e violências.

Palavras-Chave: Parto; Violência; Discurso

Biografia do Autor

Rannife Augusta Carvalho Mastub Oliveira, Universidade Federal do Acre Instituto Federal do Acre

Graduada em psicologia e ciências sociais, especialista em psicologia junguiana e cursa mestrado em letras: linguagem e identidade

Referências

AMORIM, Melania. Violência Obstétrica – as intervenções Desnecessárias. Congresso Online de Nascimento Natural e Humanizado (E-BOOK) V.2 Parto 1. [S.I]:Nascer Me-lhor 2, 2016. Endereço eletrônico: http://nascermelhor.com.br/ebook/, acesso em 03/07/2016.

FOCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso. 19ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

_________, História da Sexualidade, V.1 A vontade de Saber. 22ª edição. Rio de ja-neiro: Edições Graal, 2012.

_________, História da Sexualidade, V.3 O cuidado de si. São Paulo: Edições Graal, 2009.

ORLANDI, Eni. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª edição. Cam-pinas – SP: Editora Unicamp, 2007.

PRIORE, Maria Del. Magia e Medicina na colônia: o corpo feminino. In PRIORE, Maria Del (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1997.

ZORZELLA, Braulio. A segurança no parto normal e na cesárea. Congresso Online de Nascimento Natural e Humanizado (E-BOOK) V.2 Parto 1. [S.I]: Nascer Melhor 2, 2016. Endereço eletrônico: http://nascermelhor.com.br/ebook/, acesso em 03/07/2016.

Endereços eletrônicos:

Depoimento em matéria do jornal Estadão, localizado em http://emais.estadao.com.br/blogs/ser-mae/estudante-de-medicina-escreve-desabafo depois-de-assistir-a-parto-violento-feito-por-professora-chorei-de-raiva-e-frustracao-no-quarto-dos-internos/, acesso em 29/05/2017.

http://www.maesaudavel.com.br/parto/falta-de-dilatacao-mito-ou-verdade/, acesso em 16/05/2017.

Em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/41005. Acesso em 16/05/2017.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Oliveira, R. A. C. M. (2017). PARTO, MERCADO E VIOLÊNCIA – UMA ANÁLISE DISCURSIVA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1226

Edição

Seção

Artigos