LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTO AO HIPERCONTO

Autores

  • Verônica Diniz Da Silva Universidade Federal do Acre
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Universidade Federal do Acre

Resumo

Resumo:

O uso das tecnologias com a informação-interação precisa ter seu lugar dentro das escolas. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sugestão de trabalho em sala de aula com a leitura de hiperconto, um gênero textual atrativo e interativo, tendo em vista pertencer à esfera midiática. Este artigo busca instigar a relação teoria-prática no trato das questões referente ao “novo” gênero textual que com certeza irá despertar nos alunos o interesse pela leitura, partindo do princípio de que é possível fazer uma leitura com o objetivo de fruição de contos e hipercontos. A proposta de atividade tem como objeto o letramento literário que se apresenta como um processo que será desenvolvido dentro de um contexto propício a sala de aula.

Palavras-chave: Leitura literária; Conto; Hiperconto; Sala de aula.

 

Biografia do Autor

Verônica Diniz Da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestranda do Mestrado profissional em letras - Profletras - Literatura

Gisela Maria de Lima Braga Penha, Universidade Federal do Acre

Professora do Mestrado profissional em letras - Profletras

Referências

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Jacqueline Peixoto. ROVAI, Célia Fagundes. Gênero do discurso na escola: rediscutindo princípios e práticas. São Paulo. FTD. 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1998.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

COSTA, Daniela Aparecida da, As três irmãs: um conto de fadas às avessas. Mulemba,Revista Rio de Janeiro: UFRJ, v.1, n. 6, o. 71-82, jan/jul. 2012.

DIAS, Anair V. M. Hipercontos multissemióticos: para a promoção dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 95-122

DOLZ, Joaquim; SHHNEUWLY, Bernand/ tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVA, Vera Maria, Tietzmanm. Literatura infantil brasileira: um guia para professores de leitura. Goiânia. Cânone Editorial, 2009.

SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Berta Lúcia Tagliari, (Org) Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Como Citar

Da Silva, V. D., & Penha, G. M. de L. B. (2017). LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTO AO HIPERCONTO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1227

Edição

Seção

Artigos