A MOTIVAÇÃO TOPONÍMICA NA ESCOLHA DOS NOMES GEOGRÁFICOS DE ORIGEM INDÍGENA DA ZONA RURAL DA REGIONAL DO BAIXO ACRE

Autores

  • Rozangela Melo Martins Universidade Federal do Acre
  • Alexandre Melo Sousa Universidade Federal do Acre

Resumo

RESUMO

A Toponímia, ciência que estuda o nome de lugares, tem se apresentado como um campo de conhecimento capaz de desvelar características físicas do ambiente e aspectos culturais da sociedade em estudo. Além disso, essa é uma ciência interdisciplinar, pelo qual, estabelece vínculos teóricos com outras ciências, como a geografia, história, arqueologia, cartografia, biologia dentre outras. Dessa forma, esse artigo tem o objetivo de apresentar o perfil toponímico indígena da zona rural da Regional do Baixo Acre, para verificar se existe um vínculo do nomeador com o nome do lugar. O corpus é formado por 133 topônimos coletados nos mapas oficiais do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com escala de 1: 100 000. Como metodologia utilizamos os estudos de Dick (1986, 1990, 1992), para catalogar, classificar e analisar os dados, para assim, encontrar a provável motivação toponímica presentes nos designativos geográficos de cunho indígena da área em estudo.

Biografia do Autor

Rozangela Melo Martins, Universidade Federal do Acre

Licenciada em Geografia (UFAC), Especialista em Psicopedagogia (Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil), Mestra em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). Professora substituta de Geografia no Colégio de Aplicação (UFAC).

Alexandre Melo Sousa, Universidade Federal do Acre

Graduado em Letras, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, Mestre em Linguística Aplicada ao Português e Doutor em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto da Universidade Federal do Acre. Coordena o Projeto Atlas Toponímico da Amazônia Ocidental Brasileira (Projeto ATAOB). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), atuando na área de Descrição e Análise Linguística.

Referências

ANDRADE, Karylleila Santos. Atlas toponímico de origem indígena do estado de Tocantins. Editora da PUC Goiás, 2010.

DICK, M. V. P. A. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1986.

______. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São Paulo: FFLCH/USP, 1992.

______. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo, Arquivo do Estado, 1990.

NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas Brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. 4a. edição. Edições Loyola, 2002.

SEABRA, M. C. T. C. de. Referência e onomástica, 2008. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_442.pdf>. Acesso em: 14 janeiro 2016.

SEABRA, M. C. T Costa de; SANTOS, M. M. Duarte dos. Toponímia de Minas Gerais em registros cartográficos históricos. In: Aparecida Negri Isquerdo; Maria Cândida Trindade Costa de Seabra. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Volume VI. 1ª ed. Campo Grande: UFMS, 2012, v. VI.

SOUSA, Alexandre Melo de. Desbravando a Amazônia ocidental brasileira: estudo toponímico de acidentes geográficos humanos e físicos do Acre. 2007. 123 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Martins, R. M., & Sousa, A. M. (2017). A MOTIVAÇÃO TOPONÍMICA NA ESCOLHA DOS NOMES GEOGRÁFICOS DE ORIGEM INDÍGENA DA ZONA RURAL DA REGIONAL DO BAIXO ACRE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1291

Edição

Seção

Artigos