O CANTO DO UIRAPURU: A FLORESTA POÉTICA DE THIAGO DE MELLO

Autores

Resumo

Crítico da modernidade racionalista e expansionista que trouxe consigo uma  cosmovisão que apartou homem e natureza, o poeta amazonense Thiago de Mello, em Amazonas—Pátria da Água, traceja uma poiesis assinalada pelo grito contra a destruição da floresta amazônica, entremeado por ricas memórias e contrastantes paisagens. Com este trabalho, objetivamos construir uma abordagem embasada em fontes diversas analisando os aspectos estético-filosóficos da referida obra de Mello, no sentido de vislumbrar o universo amazônico, suas culturas e problemáticas sociais. Assim, desenvolvemos reflexões sobre a poesia que se ancora em uma paisagem que espelha a maior vegetação e o maior rio do mundo—a Amazônia e o Amazonas, respectivamente— ameaçados, deveras, pelas incursões capitalistas. 

Biografia do Autor

Jaidesson Oliveira Peres, Universidade Federal do Acre

Jaidesson Oliveira Peres é graduado em Comunicação Social/Jornalismo, discente de Letras/Português e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC). Trabalhou em jornais, assessorias de imprensa e agora atua como redator publicitário.

Maria Rosana Lopes do Nascimento, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Maria Rosana Lopes do Nascimento é licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC), discente do mestrado em Letras Linguagem e Identidade, professora substituta dos cursos de História da UFAC e da rede pública de ensino do Acre.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. 1ª edição. São Paulo: Duas Cidades e Editora 34, 2003.

______. Teoria Estética. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 2008.

BACHELARD, Gaston. Água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antônio Pádua de Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

D’ANS, A. M. La verdadera Bíblia de los cashinahua. Lima: Mosca Azul Editores, 1975.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 5ª edição. Manaus: Valer Editora, 2015.

MELLO, Thiago. Amazonas: Pátria da Água. 3ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Peres, J. O., & do Nascimento, M. R. L. (2017). O CANTO DO UIRAPURU: A FLORESTA POÉTICA DE THIAGO DE MELLO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1407

Edição

Seção

Artigos