A LITERATURA NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Emília Pereira Vasconcelos
  • Ivânia Maria Costa de Matos

Resumo

O ensino de literatura nas aulas de língua portuguesa vem ocorrendo de forma cada vez mais tímida, principalmente no Ensino Fundamental, uma vez que os próprios livros didáticos, que servem como suporte e orientação aos professores, apresentam a literatura por meio de fragmentos de textos, geralmente utilizados para análise de elementos linguísticos, desprezando o estudo literário do texto. Diante deste cenário, reconhecemos a importância e a necessidade de uma retomada e revalorização do ensino de literatura no Ensino Fundamental. No entanto, para que isso ocorra faz-se necessária a adesão de novas práticas de letramento literário, de modo a reorganizar o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula, proporcionando momentos de interação e discussões que contribuam para a formação social dos leitores. Destarte, o presente trabalho tem o objetivo de congregar discussões sobre a importância da leitura literária e do ensino de literatura no Ensino Fundamental. Pensando em contribuir para a formação de leitores, este artigo apresenta metodologias de ensino que visam promover o letramento literário. Para dar suporte as nossas discussões, recorremos às contribuições de Barthes (2013), Candido (1995), Compagnon (2012), Cosson (2016), Cosson (2017), Dalvi (2013), Filipouski e Marchi (2009), Fiorin (2016), Kleiman (1995) Oliveira (2010), Paulino e Cosson (2009) e Zilberman (2009).

Palavras-chave: Leitura literária. Ensino de Literatura. Interação. Ensino Fundamental.

 

Referências

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Vasconcelos, A. E. P., & Matos, I. M. C. de. (2018). A LITERATURA NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/1810

Edição

Seção

Artigos