GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS
  • Alessandra Mustafa da Silva Correia
  • Hadhianne Peres Lima

Resumo

Este artigo trata sobre os gêneros textuais jornalísticos, bem como o uso desses na sala de aula. Para isso, são utilizadas como suporte teórico as definições dos PCN (1998), que trata o texto como unidade básica para o ensino de língua portuguesa. Usamos também, as ideias de Marcuschi (2008) especialmente as que concernem às categorias analíticas do texto jornalístico. Dentre outros autores, são citados ainda Koch (2013), contemplando a questão do texto como manifestações verbais do falante. Assim, apresentamos neste trabalho o quão relevante é a utilização do gênero textual notícia para o trabalho com a língua portuguesa.

Biografia do Autor

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Alessandra Mustafa da Silva Correia

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Hadhianne Peres Lima

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2013.

LAGE, N. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1993.

MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MELO, J. M. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

SANTOS, W. S. RICHE, R. C. TEIXEIRA, C.S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2013.

PERLES, João Batista. Disponível em: . Acesso em 28 de julho de 2015.

VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REVISTA GALILEU: Disponível em:< http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/07/vamos-chegar-logo-marte-ou-so-vamos-alcancar-lua.html>. Acesso em: 31 de julho de 2015.

UOL Disponível em :<http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2015/07/31/fenomeno-da-lua-azul-podera-ser-visto-nesta-sexta-feira.htm. Acesso em: 31 de julho de 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Sousa, A. M. de, Correia, A. M. da S., & Lima, H. P. (2015). GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/261

Edição

Seção

Artigos