HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO

Autores

  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS
  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Mariete de Souza Amorim
  • Evanilza Ferreira da Silva

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de trabalho com a leitura a ser desenvolvida nas aulas de língua portuguesa, no ensino fundamental, a partir da leitura de História em Quadrinhos, com base no modelo de leitura tutorial, defendido por Bortoni-Ricardo (2010). A leitura tutorial considera o aluno como agente ativo na compreensão do texto, o professor como mediador desse processo, e o texto como uma prática social. Também tomamos como embasamento teórico-metodológico estudos de Soares (1998), Rojo (2009), que promovem discussões a respeito do letramento, dentre outros. Nosso objetivo, a partir dessa proposta, é contribuir com a formação de leitores competentes, com o letramento dos alunos, a partir da utilização de estratégias que facilitem a compreensão leitora do gênero em questão. Para alcançar esse objetivo, escolhemos uma HQ, a partir da qual demonstramos de que maneira a leitura tutorial pode ser aplicada de acordo com os princípios que a norteiam: antes, durante e depois da leitura. Espera-se que, com a aplicação dessa proposta de leitura de História em Quadrinhos, o aluno possa ampliar seu conhecimento sobre esse tipo de texto e compreender as relações envolvidas no gênero em estudo. Busca-se, também, superar as dificuldades encontradas na associação entre linguagem verbal e não-verbal, e ainda, transpor as barreiras que interferem nessa associação. As atividades propostas poderão ser desenvolvidas com alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental e adaptadas de acordo com a(s) necessidade(s) da turma e o(s) objetivo(s) do professor.

Biografia do Autor

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade Mestrado Profissional em Letras _ PROFLETRAS

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)

Mariete de Souza Amorim

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Evanilza Ferreira da Silva

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Língua Portuguesa. (ensino de 5ª a 8ª série). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BORTONI-RICARDO, Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

OLIVEIRA, Thaís de; ANTUNES, Renata. Negligência na mediação do professor no trabalho de Leitura. In: BORTONI-RICARDO,Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editoral, 2009.

SOARES, M. B. Letramento – Um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: CEALE/ Autêntica, 1998.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Sousa, A. M. de, Santos, T. C. dos, Amorim, M. de S., & Silva, E. F. da. (2015). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/262

Edição

Seção

Artigos