EMPODERAMENTO DAS MULHERES LÍDERES DE COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE, NO TEMPO DA DITADURA MILITAR, EM RIO BRANCO.

Autores

  • Margarete Edul Prado Lopes Universidade Federal do Acre

Resumo

Este artigo discute alguns aspectos observados na pesquisa no jornal Nós Irmãos, Boletim católico, publicado pela Prelazia de Rio Branco e Purus, no período de 1980 e 1988. Na parte analisada, que já compõem um banco de dados prontos do Grupo de Pesquisa de Estudos Literários e de Gênero, de Raça e Geracionais (UFAC), buscamos revelar os mecanismos das relações de poder e de gênero durante a Ditadura Militar e qual influência desses textos na formação da identidade feminina. Como as acreanas alcançaram maior atuação no espaço público, com mudanças no comportamento, nas atitudes, por sua participação política e sociocultural, nas Comunidades Eclesiais de Base e na Associação das Lavadeiras, faz-se necessário registrar e analisar este momento da História das Mulheres no Acre, sendo nosso objeto de estudo o Jornal Católico de maior circulação nos seringais e municípios: O Boletim Nós Irmãos. Costumava ser um jornal de periodicidade mensal, e o nosso estudo cobre um total de 99 exemplares pesquisados. Deveriam ter sido 108 exemplares estudados, porem, curiosamente, alguns boletins valiam por dois meses, não sendo a publicação sempre mensal, mas algumas vezes era bimestral. O jornal publicava cartas dos monitores e monitoras dos Grupos Evangelizadores, coordenadores e coordenadoras das pastorais de Base, nas Comunidades, seringais e municípios, que ajudavam a catequizar o povo, manter a união e fortalecer a Igreja e suas crenças. 

PALAVRAS-CHAVE: Empoderamento feminino; Relações de Gênero; Literatura de jornal.

Biografia do Autor

Margarete Edul Prado Lopes, Universidade Federal do Acre

Professora Associada II, do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Coordenadora do Nícleo de Estudos de Gênero na Amazônia, pesquisadora nas áreas de Literatura Brasileira, Estudos de Gênero, Crítica Feminista e Teoria da Literatura.

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz; CORRÊA, Sonia. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo, in: Seminário Brasil, 15 anos depois do Cairo. Anais... Belo Horizonte, agosto, 2009.

Boletim Nós Irmãos. Rio Branco: Prelazia da Rio Branco e Purus/ 1980 a 1988.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Políticas públicas e gênero, in: URBIS – Feira e Congresso Internacional de Cidades. Seminário Nacional de Coordenadorias da Mulher no Nível Municipal: o Governo da Cidade do ponto de vista das Mulheres –Trabalho e Cidadania Ativa. Anais.... São Paulo, 2003.

LOPES, Margarete Prado. Motivos de mulher na Amazônia: produção de escritoras acreanas no século XX. Rio Branco: Fundação Elias Mansour/ EDUFAC, 2006.

THERBORN, G. Sexo e poder: a família no mundo 1900-2000. São Paulo, Contexto,

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Lopes, M. E. P. (2015). EMPODERAMENTO DAS MULHERES LÍDERES DE COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE, NO TEMPO DA DITADURA MILITAR, EM RIO BRANCO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/343

Edição

Seção

Artigos