AS FESTAS POPULARES COMO PRODUTO: MÍDIA, TURISMO E DESCARACTERIZAÇÃO CULTURAL.

Autores

  • Fabiana Nogueira Chaves Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente artigo visa uma análise mais profunda sobre a questão do turismo global e seu consumo estratificado. Trabalhando-o sob uma nova concepção do conceito de indústria cultural, menos simplista, e que analisa os fenômenos referentes à Teoria Crítica de forma atual e complexa, sem se ater, de forma unilateral, às teorias propostas pela Escola de Frankfurt.  Dentro destas distinções será dada prioridade a transformação das festas populares subalternas em produtos turísticos e midiáticos e às diferentes formas de descaracterização cultural que podem, por meio desta conjuntura, serem produzidas. Jo

Biografia do Autor

Fabiana Nogueira Chaves, Universidade Federal do Acre

Fabiana atua como produtora cultural da Universidade Federal do Acre - Ufac, onde trabalha com integração comunitária e também com educação popular feminista. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP (2011) e graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008). Atualmente é pesquisadora do grupo Amajor - Amazônia, jornalismo e ambiente (Ufac/Cnpq), do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia - Nega (Ufac/Cnpq) e do Centro de Estudos Latino Americanos de Comunicação e Cultura - CELACC (USP/Cnpq).

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Publicado

2014-12-03

Como Citar

Chaves, F. N. (2014). AS FESTAS POPULARES COMO PRODUTO: MÍDIA, TURISMO E DESCARACTERIZAÇÃO CULTURAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/36

Edição

Seção

Artigos