ÁLCOOL VERSUS DIREÇÃO AUTOMOBILÍSTICA: UM CAMINHAR SEPARADOS

Autores

  • Maria Lélia Lima da Silva

Resumo

A relação entre o consumo de álcool e a direção automobilística apresenta-se de extrema relevância no contexto social. O esclarecimento de características sobre esta temática possibilita ao motorista e à sociedade a ampliação da consciência em relação à punição e ao perigo ocasionado pelo consumo de bebida alcoólica, frente ao comando veicular, orientado à mudança de postura do condutor. Neste prisma, o presente artigo objetiva discorrer sobre os efeitos do álcool no organismo humano, com a finalidade de mostrar o resultado do comportamento apresentado no trânsito pelo motorista, uma vez que a pessoa, ao assumir a direção veicular, torna-se responsável tanto pela preservação da própria vida quanto pela vida daqueles com os quais compartilha o trânsito – pessoas ou animais. Para isto, fora utilizada como metodologia, pesquisas de referenciais bibliográficos, bem como, análise de dados advindos do Núcleo de Análise Criminal da Polícia Militar do Acre e da Coordenação de Operação Álcool Zero do Acre. Conclui-se que a mudança de postura no trânsito, por meio do esforço conjunto entre as ações do poder público e da população são, potencialmente, promotoras de tomadas de consciência com vistas a um trânsito mais seguro.

PALAVRAS-CHAVE: Álcool; Direção automobilística; Conscientização; Trânsito; Vida.        

Referências

SADOCK, B. J. E SADOCK, V. A. Compêndio de Psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Tradução Claudia Dornelles...[et. al.] . – 9. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LANDEIRA-FERNANDEZ, J. E CHENIAUX, E. Cinema e loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ACRE REDUZ NÚMERO DE ACIDENTES FATAIS. Disponível em: www.newslog.com.br. Acesso em: 18 de fevereiro de 2015.

DETRAN ESCLARECE DÚVIDAS DEPOIS DE ALTERAÇÕES DA LEI ÁLCOOL ZERO. Disponível em: www.detran.ac.gov.br. Acesso em: 10 de janeiro de 2015.

LEI 12.760/12. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 de janeiro de 2015.

RESOLUÇÃO Nº 432 DE 29 DE JANEIRO DE 2013. Disponível em: www.denatran.gov.br/resoluções.htm. Acesso em: 10 de janeiro de 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

da Silva, M. L. L. (2015). ÁLCOOL VERSUS DIREÇÃO AUTOMOBILÍSTICA: UM CAMINHAR SEPARADOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/425

Edição

Seção

Artigos